sábado, 18 de outubro de 2008

Urban Public Space

A edição do European Prize For Urban Public Space (http://urban.cccb.org/prize/) de 2008, atribuíu o prémio ao projecto de regeneração de uma praça londrina: Barking Town Square. Inserida num conjunto de iniciativas londrinas, "100 Public Spaces" e "London Riverside Urban Strategy" (http://www.london.gov.uk/mayor/auu/publications.jsp), revitalizou um espaço de referência do suburbio onde se situa, devolvendo-lhe a centralidade de outros tempos: uma mistura eclética de edifícios históricos e contemporâneos - havendo ainda espaço para um 'arboteum'.




Foram também atribuídas 3 Menções Especiais:

  • centrum.odorf - Projecto que visa criar um novo espaço colectivo, unindo duas cidades afectadas pela mesma uniformidade arquitectónica e estrutural, não existindo anteriormante nenhum espaço de destaque, de convergência e convivência em ambas.




  • Torre del Homaneje - A torre de menagem de Huéscar, Catalunha, parcialmente destruída 600 anos atrás é literalmente recriada: não havendo registo da sua estrutura característica em madeira, é desenhada uma nova forma, respeitando os seus usos e objectivos iniciais, criando um novo espaço de referência na cidade: para ser visto e se ver a cidade através dele.



  • Other's People Photographs - Numa cidade um projecto de um centro comercial foi, ao longo de uma decada, sistematicamente limpando os edifícios no local onde seria edificado, desligando esse mesmo espaço da restante cidade. Recolhendo fotografias do quotidiano vivido naquela cidade, da actualidade até 145 anos atrás, cedidas pelos seus habitantes, uma nova ligação é criada entre o espaço e a cidade: expondo em cada rua uma foto recria-se o quotidiano, fomentando a ligação entre cada habitante e o espaço colectivo.

1 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do other's people photographs...interventivo de um modo sentimental...