quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

(Re)Habitar Lisboa


"A Conferência (Re)Habitar Lisboa tem como objectivo debater o actual panorama habitacional da cidade de Lisboa, assim como confrontar as políticas nacionais e locais de habitação em curso com outras práticas internacionais, contando com a presença de especialistas e convidados ligados às problemáticas da Habitação em Portugal, na Europa e no Brasil.

Esta conferência é uma de várias iniciativas desenvolvidas no âmbito do Programa Local de Habitação (PLH), um instrumento estratégico que visa definir os objectivos de uma política de habitação local para os próximos 4 a 5 anos. Este instrumento, cuja metodologia foi aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Assembleia Municipal, será implementado em 3 fases distintas, a que denominámos Conhecer, Escolher e Concretizar, e cujas medidas queremos que sejam sujeitas a consulta pública e à aprovação dos órgãos autárquicos locais.

A 1ª fase (Conhecer), que decorreu entre Outubro e Fevereiro, procurou para além do levantamento de todo o conhecimento existente nos serviços e empresas municipais, igualmente dinamizar, através de um processo participativo, um conjunto de fóruns e workshops sobre a problemática da habitação em Lisboa, nos quais estiveram presentes representantes das várias instituições, associações e entidades deste sector.

A Conferência (Re)Habitar Lisboa - que inaugura a 2ª fase (Escolher) e cujo objectivo será o desenvolvimento de uma matriz estratégica das medidas a implementar pelo Programa Local de Habitação – pretende ser um momento de partilha de visões sobre o futuro das políticas locais de habitação em Lisboa, é especialmente vocacionada para especialistas e intervenientes na área da habitação e urbanismo (autarcas, professores, investigadores, estudantes, promotores, construtores e representantes de associações, movimentos e de entidades do sector) e será de participação livre e aberta. " in http://www.cidadaosporlisboa.org/

http://habitacao.cm-lisboa.pt/index.htm?no=251000100155

http://habitacao.cm-lisboa.pt/documentos/1234550082X0uWD8ld4Cl25LS7.pdf


À margem também decorrerão no mesmo dia:

18h00 Inauguração da exposição "Habitação em Lisboa: memória do GTH - 50 anos"
Concerto "ÓqueStrada"

18h30 Ante-estreia do filme "As Operações SAAL", de João Dias

0 comentários: