terça-feira, 13 de outubro de 2009

mirrorcities


"Lisboa e Tóquio talvez sejam semelhantes quando se usa o metro, quando nos sentamos num banco ao ar livre, quando se olha para um menu exposto junto à entrada de um restaurante informal, quando compramos algo numa lojinha de bairro, quando se observam as crianças com os seus bibes ou as suas fardas escolares azuis, nas suas brincadeiras, o ambiente cultural dos museus, o intricado dos fios eléctricos imprescindíveis, os casais passeando de mão dada.

Mas Lisboa e Tóquio são diferentes no modo de fazer publicidade, no uso do espaço de dormir, nas tradições ligadas ao vestuário, nos materiais de construção das habitações, no modo como se come e o que se come, nos costumes tão díspares como o descalçar dos sapatos, nos espaços religiosos e nas respectivas tradições e cerimónias como o casamento.
[...]
Tóquio tem a imagem de uma cidade ultramoderna, em constante mutação, ao contrário de Lisboa, que espelha ainda uma aura histórica e tradicional. Mas ambas não se podem reduzir a uma caracterização tão simplista: enquanto na capital japonesa ainda são visíveis costumes e tradições herdadas de uma cultura muito forte e milenar, Lisboa, por seu lado, abre-se cada vez mais para o futuro." in mirrorcities

Lounge, 2 Outubro a 1 Novembro
Fotografias de Sara Lopes Godinho e Patrícia Chorão Ramalho em que as autoras comparam o quotidiano urbano de dois lugares distantes, Lisboa e Tóquio. Durante 150 dias, captaram ambas semelhanças e contrastes culturais das duas cidades em 150 temáticas diferentes. Deste trabalho resultou a associação de duas fotografias (uma de cada cidade) numa imagem dupla.

O projecto Mirrorcities nasceu da vontade de duas amigas e colegas continuarem a trabalhar juntas, quando uma delas partiu para o Japão para desenvolver uma pesquisa nesse país com uma bolsa da Fundação Oriente.

O conceito do projecto é extremamente simples: duas cidades (Lisboa e Tóquio), uma pessoa em cada uma das cidades e um tema por dia. A cada dia era dedicado um tema específico e cada uma das autoras tinha de procurar fotografar esse tema na sua cidade. Diariamente eram seleccionadas duas fotos e colocadas num website. Os resultados eram sempre inesperados, umas vezes pela sintonia das imagens, outras pelo contraste.



Nota: a imagem foi retirada do site do projecto sem autorização das autoras. Se isto ofender as autoras não deixem de nos avisar que retiraremos imediatamente a imagem e pediremos desculpa.

0 comentários: