domingo, 28 de março de 2010

Horticultura Familiar














Bolhetim português publicado pela Direcção Geral dos Serviços Agrícolas, então do Ministério da Economia, em 1942. Parte de uma iniciativa não apenas nacional ou europeia, é um movimento mundial que surge em alguns países afectados directa ou indirectamente pela Segunda Guerra Mundial. Na cultura anglófona ficaram conhecidos como Victory Gardens - armas de combate ás dificuldades económicas e alimentares impostas pelo conflito em que na base se encontra uma necessidade de cada individuo contribuir de alguma forma para o esforço de guerra, conseguindo-se aqui uma activação da população citadina para um hábito tão necessário e um consequente efeito psicológico, moralizante (Victory!). Este é um dos exemplos da sua concretização em Portugal. Um incentivo, prático e simples, à agricultura na cidade e pelo citadino como forma de resposta individual a um problema mundial. Com 68 anos. O exemplar aqui apresentado é de um dos membros do blogue, responsável pela sua digitalização e apresentação a todos, e como sempre, empresta.

quarta-feira, 24 de março de 2010







19
saiu

Portugal:Tree Map. Criação do fundador do lugar visualcomplexity.com, Manuel Lima. Portugal como uma grelha de quadrados e rectângulos reflectingo ou a população de cada município ou a área de cada um. "Este é um dos primeiros, ou porventura o primeiro exemplo da aplicação de um método de visualização Treemap à distribuição da área e população municipal portuguesa. Neste caso particular e devido à sua divisão ortogonal, este método permite um percepção imediata dos variações quantitativas entre os 308 municípios portugueses, consoante a sua área e população." in Portugal:TreeMap.

&

O lugar dára origem a um livro. O BLDGBLOG também já originou um livro.


domingo, 21 de março de 2010

The Medium is the Massage


"All media work us over completely. They are so pervasive in their personal, political, economic, aesthetic, psychocological, moral, ethical, and social consequences that they leave no part of us untouched, unaffected, unalterd. The medium is the massage. Any understanding of social and cultural change is impossible without a knowledge of the way media work as enviroments


All
media
are
extensions
of
some
human
faculty-
psychic
or
physical"
Marshall McLuhan, Quentin Fiore


Encontram este livro, nesta ou em outra edição, na amazon e sites similares. Talvez, mas dificilmente, consigam encontrá-lo numa estante em Portugal. De novo: um membro desta casa tem um e empresta.