domingo, 25 de abril de 2010

Public Collectors

"The purpose of this project is for large collections of materials to become accessible so that knowledge, ideas and expertise can be freely shared and exchanged. Public Collectors is not intended, nor should it be used, for buying and selling objects. There are many preexisting venues for that. "

O projecto Public Collectors visa disponibilizar colecções ao público. Através da digitalização e através do acesso público a essas colecções. Parte do público, cada colecção é fornecida por diversos colecionadores que desejam divulgar os artigos que tanto prezam, enviando um inventário e colocando a sua colecção à disposição de quem a quiser ver, investigar. Responde-se assim ao défice de colecções públicas ou museulógicas das infindáveis colecções possíveis com o infinitude de artigos que nos rodeiam, e cada um de nós, vai, de uma forma ou de outra, acumulando. Dentro dos conteúdos digitalizados experimentem investigar a secção de livros e revistas há muito fora do mercado.

Lloyd Kahn, Robert Easton and others - Domebook 1, Pacific Domes, 1970, 56 pages, over-size paperback

Lloyd Kahn - Domebook 2, Pacific Domes, 1971, 128 pages, over-size paperback

Na secção Documentation of Complete Publications in PDF form experimentem fazer o download de dois excelentes livros da década de 70 baseados na Geodesic Dome formulada por Buckminster Fuller através dos seus estudos para uma reformulação do conhecimento e aspirando uma Utopia para todos. São no fundo D.I.Y., de excelente grafismo, para a construção de habitats geodésicos.




Charas, The Improbable Dome Builders, By Syeus Mottel, Drake Publishers, Inc., 1973, 191 pages, hardback

Sobre esta temática experimentem também consultar o site Let's Re-make. Todos os meses disponibilizam um livro completamente digitalizado em boa resolução, e no mês de Janeiro encontram esta pérola. Relato de um encontro entre um grupo de jovens de um gang auto-intitulado Charas que na tentativa de resolver problemas dentro da sua comunidade se envolvem com Buckminster Fuller. O resutado é uma habitação inspirada no mesmo conceito, para servir a comunidade.

0 comentários: