domingo, 14 de dezembro de 2008
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
"Árvores e Arbustos em Portugal"
16 de Dezembro, pelas 18h30m
na VINIPORTUGAL (Sala Ogival)
no Terreiro do Paço, Ala Poente.
"Este livro vem colmatar uma grave falha na bibliografia fundamental da Arquitectura Paisagista em Portugal, e passará a constituir um marco na temática das plantas ornamentais em Portugal, com enorme interesse, em primeiro lugar para os arquitectos paisagistas e, por outro lado, para jardineiros e para um número crescente de amadores que se interessam pela jardinagem como actividade lúdica.
O Arquitecto Paisagista José Marques Moreira é um reconhecido especialista na utilização de plantas ornamentais em Portugal, tendo ensinado estas matérias ao longo de muitos anos no curso de Arquitectura Paisagista, sobretudo no Instituto Superior de Agronomia.
Esta obra é o resultado de um trabalho rigoroso de grande parte da vida do autor, que colige e sistematiza uma quantidade imensa de informação acerca de árvores e arbustos usados em Portugal, organizando-a e forma a permitir vários tipos de consulta - a lista principal com os nomes das plantas por ordem alfabética, referindo as características com maior significado para a sua aplicação, é complementada por listagens temáticas que facilitam procuras orientadas, como é o caso das dimensões ou da floração das diferentes espécies.
O elenco de cerca de 2300 plantas é ainda completado por imagens fotográficas de algumas centenas delas, permitindo assim o seu mais fácil reconhecimento." (Fonte: www.apap.pt)
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Sophie Whetnall
Endless landscape
Exposição patente na Galeria Vera Cortez até 6 de Dezembro
"O trabalho de Sophie Whettnall é uma prática de dar visibilidade, matéria, a forças que habitam, subterraneamente, os lugares vitais que compõem a nossa relação com o mundo - lugares que exigem, para serem habitados, uma ginástica do afecto que possibilita um certo tempo entre as imagens e as sensações. Este é um tempo no qual o segredo toma corpo e recria em movimento a nossa relação com as imagens. Fala-se, simultaneamente, de um infinitamente pequeno, quase invisível, e de uma grandeza sussurrante que se apresenta enquanto força de vida - uma certa e detalhada natureza porta em paisagem interior, em olhar interno, em acontecimento subtil.
[...]", Cintia Gil.
http://www.veracortes.com/
http://www.sophiewhettnall.com/
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
CIUL
Conferência " GESTÃO DE ÁREAS METROPOLITANAS E NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ESTUDO E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO"
10h00, Programa em www.apap.pt
Entrega do Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista - edição 2008
17h15
domingo, 16 de novembro de 2008
Green Festival
"Alterações climáticas, gestão e optimização de emissões de CO2 (dióxido de carbono), mercado do carbono, energias renováveis, gestão de recursos finitos, preservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável. Estes são apenas alguns dos temasque marcam a actualidade internacional e nacional.
Áreas que requerem a atenção de todos, desde o mais comum cidadão ao grande especialista em temas ambientais e de sustentabilidade. Em 2008, há “luz verde” para uma mudança de: atitudes, comportamento, vida, valores e de objectivos"
A decorrer dia 4 a 8 de Dezembro no Centro de Congressos do Estoril.
Consultem http://www.greenfestival.pt/index.html
Saudações verdes *
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Berlim: Reconstrução Crítica
Plano de Ordenamento da Arriba Fóssil na Costa da Caparica
sábado, 1 de novembro de 2008
Urban Sketchers
http://www.urbansketchers.com/
Iniciativa que agrega um conjunto de blogues cujos autores provêm dos mais variados países, tendo como denominador comum o interesse pelo registo gráfico, nos seus diários gráficos, da vida quotidiana das cidades em que vivem e por onde passam.
"Urban Sketchers is a community of artists around the world who draw the people and places of the cities where they live and travel to. This blog is an extension to the Flickr Urban Sketchers group started in November of 2007 by Seattle journalist and illustrator Gabi Campanario."
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Natureza e Sociedade
Balanço dos resultados da Conservação da Biodiversidade em Portugal nos últimos 60 anos;
Governança, Participação Pública e Gestão Privada da Biodiversidade;
O Desenvolvimento Sustentável em Áreas de Elevada Biodiversidade;
Instrumentos de Ordenamento do Território na Conservação da Natureza.
Serão realizados Workshops temáticos correspondentes aos temas dos painéis de oradores, com o objectivo de promover a identificação de problemas e estabelecer bases de consenso entre os actores-chave, de forma a propor acções de actuação concreta para melhorar o estado da Conservação da Natureza em Portugal.A conferência será finalizada com a realização da Mesa Redonda, “Natureza e Sociedade: Novas Opções”, que visa impulsionar o debate e a reflexão sobre os temas focados na conferência, possibilitando perspectivar o futuro, debater tendências e recomendar medidas políticas e técnicas a implementar no futuro."
http://www.conferencianaturezasociedade.lpn.pt/index.php/apresentacao
http://www.conferencianaturezasociedade.lpn.pt/index.php/programa
Custo da Inscrição
sábado, 18 de outubro de 2008
Urban Public Space
A edição do European Prize For Urban Public Space (http://urban.cccb.org/prize/) de 2008, atribuíu o prémio ao projecto de regeneração de uma praça londrina: Barking Town Square. Inserida num conjunto de iniciativas londrinas, "100 Public Spaces" e "London Riverside Urban Strategy" (http://www.london.gov.uk/mayor/auu/publications.jsp), revitalizou um espaço de referência do suburbio onde se situa, devolvendo-lhe a centralidade de outros tempos: uma mistura eclética de edifícios históricos e contemporâneos - havendo ainda espaço para um 'arboteum'.
Foram também atribuídas 3 Menções Especiais:
- centrum.odorf - Projecto que visa criar um novo espaço colectivo, unindo duas cidades afectadas pela mesma uniformidade arquitectónica e estrutural, não existindo anteriormante nenhum espaço de destaque, de convergência e convivência em ambas.
- Torre del Homaneje - A torre de menagem de Huéscar, Catalunha, parcialmente destruída 600 anos atrás é literalmente recriada: não havendo registo da sua estrutura característica em madeira, é desenhada uma nova forma, respeitando os seus usos e objectivos iniciais, criando um novo espaço de referência na cidade: para ser visto e se ver a cidade através dele.
- Other's People Photographs - Numa cidade um projecto de um centro comercial foi, ao longo de uma decada, sistematicamente limpando os edifícios no local onde seria edificado, desligando esse mesmo espaço da restante cidade. Recolhendo fotografias do quotidiano vivido naquela cidade, da actualidade até 145 anos atrás, cedidas pelos seus habitantes, uma nova ligação é criada entre o espaço e a cidade: expondo em cada rua uma foto recria-se o quotidiano, fomentando a ligação entre cada habitante e o espaço colectivo.
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Land&Scape
"The Land&Scape series seeks to present issues involving landscape in the widest sense of the word. The usual straightforward exhibition of works and projects for gardens, parks and public spaces is avoided here. Hybridization and contamination by other disciplines are the key concepts for understanding a new vision of the landscape and its expressive values. In this series, landscape is tackled from an angle that reveals a more complex environmental, aesthetic and formal sensibility, one more in accord with our contemporary world.
The Land&scape series deals with landscape in terms of both compositional modalities and their tecnhical realization, escaping in the direction of new conditions and conceptions; being forever combined, as in a chemical reaction, with the 'other' and narreted as a rich and complex process of transversality and transition rather than as a physical entity in itself."
Esta colecção é constituída presentemente por 10 livros (nada baratos: 30 euros), alguns bilingues e outros apenas em inglês ou espanhol: Groundscapes, Waterscapes, Latinscapes, The Same Landscapes, Aridscapes, Artscapes, Nightscapes, Walkscapes, Suburbanismo e Landscape + 100 words to inhabit it. Enquanto a grande maioria se trata de antologias de projectos ou ideias subordinados ao tema patente no título de cada um (projectos na América Latina, plantas que filtram e tratam águas residuais, ideias e fotografias dignas do livro de apontamentos de um arq. paisagista, etc.), outros revestem-se de um carácter mais teórico: Walkscapes, por exemplo, trata do deambular como arquitectura paisagista.
É de salientar que o último livro, Landscape + 100 words, está dividido por uma série de autores, representado uma reunião de escritos de alguns dos, actualmente, melhores arquitectos paisagistas do Mundo - está presente um português: o arq. paisagista João Nunes!
Estes livros podem ser encontrados na Fnac, infelizmente em muito reduzida quantidade e variedade.
http://www.ggili.com/
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
terça-feira, 30 de setembro de 2008
"Tormenta&Ímpetu"
A bienal consistiu numa conferência sob a temática "Tormenta&Ímpetu" ("Storm&Stress") e em três exposições de exibição de projectos de arquitectura paisagista.
A conferência decorreu no edifício do Palau de la Musica Catalana, e foi transmitida por video-conferência (se bem que com algumas falhas técnicas...) no auditório do COAC - Col.legi d'Arquitectes de Catalunya -, onde também se encontra patente a exposição com os diferentes projectos concorrente ao Prémio Europeu Rosa Barba.
No Museu Marítim de Barcelona abriu, também ao público, a exposição "Reprocities", com a apresentação de diferentes projectos norte-americanos de paisagismo.
A terceira exposição trata-se da "Exposição Internacional das Escolas de Paisagem" e pode ser visitada na Escola Superior d'Arquitectes de Barcelona.
Durante a conferência desfilou uma galeria de ilustres da Arquitectura Paisagista a nível mundial. Destaco, em seguida, alguns dos nomes de maior relevânica e cujo trabalho e conceptualidade associada deve ser estudado: Linkem-se!
- Gilles Clément (França): Arquitecto paisagista, Agrónomo e Escritor - "Jardim em Movimento", "O Jardim Planetário".
http://www.gillesclement.com/ - Massimo Venturi Ferriolo (Itália): Filósofo e Professor de Estética na Universidade Politécnica de Milão.
http://www.topos.de/index.php?Navi=143&Subnavi=90&do=autor&id=14139 - Elisabeth K. Meyer (EUA): Arquitecta paisagista e Professora na Universidade de Virgínia.
http://www.arch.virginia.edu/faculty/ElizabethMeyer/ - Georges Descombes (Itália): Arquitecto e Arquitecto paisagista. http://www.mrld.net/pdfs/descombes.pdf
- Ken Smith (EUA): Arquitecto paisagista e Professora na Graduate School of Design, Universidade de Harvard - projecto "Orange County Great Park".http://www.ocgp.org/news/displaynews.asp?NewsID=47
Daqui a dois anos há mais!
domingo, 21 de setembro de 2008
Vôo de regresso mais barato!
Existe um vôo mais barato (43,00euros) se decidirem regressar dia 29 de Barcelona, visto que não temos aulas 2ª feira de manha.
A viagem de avião seria no total de 99,33euros:
Lisboa-Barcelona: 56,33euros 12:40-15:25
Barcelona-Lisboa: 43,00euros 11:25-12:05
Consultem http://www.rumbo.pt/
Também a agendar: IV Festival de Jardins de Ponte Lima
Na cidade de Ponte de Lima, a qual acolhe já pela quarta vez este evento, é então, possível visitar os jardins, cujos projectos foram seleccionados em concurso.
Sugiro uma vista de olhos pela apelativa página oficial, onde podem encontrar para além de imagens e descrições de cada jardim, a lista com as respectivas espécies vegetais utilizadas.
http://pwp.netcabo.pt/jardins/pt/index.htm
Poderá, também, interessar saber que as candidaturas para a 5ª edição em 2009 sob a temática "As Artes no Jardim" vão até 30 de Outubro.
http://www.cm-pontedelima.pt/pagina/imagens/cartazFIJ2008.jpg.
Já agora deixo aqui um prévio orçamento de uma deslocação a Ponte Lima de camioneta:
Rede de Expressos: Lisboa-Ponte de Lima: 19,00euros 13:00-19:00
Ponte de Lima-Lisboa: 19,00euros 8:30-15:00
Pousada da Juventude: Quarto múltiplo: 11,00euros/noite/pessoa
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
5a Bienal de Barcelona
Apesar de esgotada a conferência "Storm&Stress" agendada para os dias 25, 26 e 27 de Stembro, vai ser possível assistir-se por video-conferência no edifíco, sem qualquer custo.
Também sem custos se pode visitar a exposição das escolas Europeias.
http://www.coac.net/landscape/default_eng.html
http://www.coac.net/landscape/img/perc_DEF.jpg
http://www.coac.net/landscape/docs/Invitation.pdf
Relativamente a viagens, os vôos mais baratos encontrados no mercado on-line, com todas as taxas incluídas, para as datas de 24 a 28 encontram-se em http://www.rumbo.pt/.
Lisboa-Barcelona: 56,33euros 12:40-15:25
Barcelona-Lisboa: 58,00euros 08:45-09:35
Existe ainda uma outra opção de transporte o combóio.
Por 71euros compra-se o Pass Interrail-Onecountry que permite viajar a vontade de combóio dentro de Espanha em sistema flexi 3 dias em 1mês, mas é necessário acrescentar 50% do valor da viagem de Lisboa até a fronteira e vice-versa, o que rondará os 20euros.
Para mais informações consultem
http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=a7636e29d6b74010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD
http://www.interrailnet.com/
Quanto à estadia, depende-se ainda do número de pessoas a participar na viagem...
Já não temos é muito tempo para nos decidir.
Inauguração
disponham sem cerimónias e pudores deste espaço a vosso bel-prazer...
Saudações
*