Arquitectura contemporânea norueguesa 2000-2005
na Faculdade de Arquitectura de Lisboa
"Desde o Centro Universitário de Svalbard, da nova biblioteca da Alexandria, passando por um anexo de casa de verão pela cidade de Lindesnes até a nova ponte de Svinesund, que liga a Noruega à UE. Esta exposição é de grande envergadura. Porém, todos os 50 edifícios aqui apresentados já foram apontados por um juri profissional como os melhores exemplos da arquitectura norueguesa do período de 2000-2005.
Esta exposição é a quinta numa série de exposições , anteriormente produzida pelo Museu da Arquitectura da Noruega, e agora pelo Museu Nacional da Arte, da Arquitectura e do Desenho. O catálogo é fornecido pela revista de arquitectura Byggekunst. Juntas, estas exposições dão uma perspectiva fascinante, onde se pode estudar o desenvolvimento estílistico, as obras de construção em mudança e novas soluções.
Tematicamente, esta exposição é dividida em cinco categorias: Transformação, Forma e função, Símbolo e identidade, Materiais e construções, Contraste e proximidade. Focaliza certas características de cada edifício para dar um novo ângulo a um grande corpo de materiais.
A exposição pode ser visitada entre o dia 27 de Maio e o dia 23 de Junho. A equipa por trás da exposição está constituída por:
Curadores: Anne Marit Lunde e Eva Madshus
Desenho gráfico: Bruno Oldani
Paineis da exposição: Konsis Grafikk AS
A versão da exposição em inglês é possibilitada com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Noruega." in Noruega
0 comentários:
Enviar um comentário